top of page
Design sem nome (8).png

PASCOM

O NATAL CHEGOU!

Talvez essa exclamação nos inspire ao término de mais um ano somente com sentimento de alívio ou de missão cumprida ; a verdade é que na sociedade atual, onde o consumo tem um lugar de destaque, a centralidade do Natal esteja em segundo ou terceiro plano.

 

Este momento tem uma verdade que estamos tão habituados, que para muitas famílias não impressiona mais. Não prestamos mais atenção à verdade de fé deste tempo, estamos tão distraídos com as luzes das vitrines, que mal enxergamos aqueles que fazem de suas calçadas sua morada.

 

O Tempo do Natal é um longo caminho, que tem início às 1ª Vésperas do Natal do Senhor e se estende até o domingo, após 06 de janeiro. É a celebração do mistério da encarnação do Verbo de Deus, "O Verbo fez-se carne" (Jo 1, 14). Aqui, a expressão "carne" usada por João expressa que Deus se fez totalmente homem, não apenas em uma parte, mas o homem na sua integridade, o homem no todo , assumindo nossa humanidade para purificar tudo que nos afasta Dele, permitindo chamá-lo de Pai e assim sermos filhos de Deus.

 

O Verbo se fez carne para tornar-nos "participantes da natureza divina" (2Pd 1,4) : "Pois esta é a razão pela qual o Verbo se fez homem, e o Filho de Deus, Filho do homem: é para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo, assim, a filiação divina, se torne filho de Deus" (cf. Catecismo da Igreja Católica, nº460).

 

No Natal se dá a união hipostática , termo utilizado para mostrar a natureza divina que se une à natureza humana, numa só pessoa, a pessoa do Verbo Encarnado (cf. Jo 1,14) , uma ação de pura humildade de Deus e pura gratuidade do amor divino.

 

O Natal é a celebração principal de todo o ciclo natalino. Constitui, portanto o centro. Cristo nasce em Belém da Judeia, em noite fria (inverno), mas traz do céu o calor vitalizante da santidade de Deus, em mensagem de Paz, dirigida sobretudo aos pobres, com quem se identifica mais plenamente, cumulando-os das riquezas do Reino.

 

Sua "noite feliz" sinaliza para a "noite fulgurante" da Sagrada Vigília Pascal do Sábado Santo, onde as trevas são dissipadas, definitivamente, pela luz de Cristo Ressuscitado.

 

UM FELIZ E ABENÇOADO NATAL, PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!

Cesar Rodrigues Favoreto

Diácono

1 de dezembro de 2025

1 de dezembro de 2025

Cesar Rodrigues Favoreto

Diácono

1 de dezembro de 2025

1 de dezembro de 2025

bottom of page