top of page
Design sem nome (8).png

Nossa Historia

A Paróquia Santíssima Trindade é filha da paróquia Nossa Senhora do Amparo de Itapemirim-ES. Nas localidades do interior já havia quatorze comunidades formadas e na zona urbana, três. Algumas delas já celebravam em seus templos e outras em escolas das localidades. Em agosto de 1989, o Pe. Marco Antônio Schwan, juntamente com o Pe. Maury Moreira tomam posse na Paróquia Nossa Senhora do Amparo. O Pe. Marco, aos finais de semana trazia os seminaristas estudantes da teologia para junto às comunidades existentes desenvolverem todo o projeto eclesial, tendo em vista a necessidade da organização das pastorais. 


E junto aos seminaristas contou-se ainda com a valiosa colaboração e presenças das irmãs da Congregação Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário. Algumas delas assumiram inclusive a assessoria pastoral, enquanto se preparavam membros da própria comunidade para o serviço pastoral. Lembramos aqui as Irmãs: Tarcísia, Maria José e Raquel. Havia leigos organizados em equipes missionárias que visitavam essas comunidades durante a semana refazendo a ideia de catolicismo, refletindo e ajudando a se organizarem enquanto comunidade.


Após dois anos de missão, evangelização e formação pastoral, é criada em 26 de abril de 1992 a Paróquia de Marataízes, por decreto do Bispo Diocesano Dom Luiz Mancilha Vilela. Foi erigida perpetuamente a Paróquia da Santíssima Trindade de Marataízes, estabelecida sua sede na Igreja de Nossa Senhora da Penha, tendo como primeiro pároco o Pe. Marco Antônio Schwan, que muito contribuiu com a organização, para que a Paróquia fosse criada, e permanecendo como pároco até 14 de setembro de 1993. Neste início de caminhada, lembramos com carinho da nossa querida Ir. Tarcísia, sua participação foi fundamental. Dedicou-se totalmente à nossa Paróquia, colaborando nas celebrações, nos cantos, na organização, estruturação e desenvolvimento das comunidades. Seu zelo eucarístico despertou em todos o amor e o cuidado com a Eucaristia.


Em 15 de novembro de 1993 toma posse como pároco, o Pe. Joselito Ramalho Nogueira. Organizou a criação de mais nove comunidades eclesiais de base, na zona urbana, que estavam organizadas como área pastoral. Foi grande incentivador do Rahamin, realizou com a paróquia encontros de CEB's comunitários, paroquiais e regionais. Incentivou a criação da EACAM, formou o COMIPA, o jornal Boa Semente e organizou a RCC em toda a paróquia. Permaneceu em Marataízes até janeiro de 1998. Em fevereiro de 1998, assume a Paróquia como Vigário administrador o Pe. Alci Monteiro Dias. Trouxe a Infância Missionária. Grande incentivador da missão, realizou pela 1ª vez o Grito dos Excluídos, criou a horta comunitária, promoveu o primeiro festival de música paroquial com o tema "Missão e o Primeiro Renascer da Juventude". Celebrou a primeira missa em comemoração à emancipação do município. Permaneceu na Paróquia por nove meses e é muito querido por todos.


Em novembro de 1998, toma posse o Cônego Ériton Luiz Cortat Nery. Incentivou a formação de coroinhas em todas as comunidades, trabalhou com as seis dimensões: Litúrgica, Comunitária participativa, Missionária, Ecumênica, Bíblico-catequética e Sócio transformadora. Acolhia com muito carinho as crianças nas celebrações, tinha um carisma especial para lidar com os idosos e enfermos; promoveu a "Festa do Agricultor". Durante os anos que ficou na Paróquia a chamava de "Menina Moça". Em sua administração teve a colaboração do Seminarista Walter Luiz, que mais tarde foi ordenado Diácono nesta Paróquia. Permaneceu conosco até setembro de 2003.


Em 08 de fevereiro de 2003, assume a Paróquia o Pe. Evaldo Praça Ferreira. Dá continuidade aos trabalhos já existentes. Como coordenador da Pastoral Vocacional Diocesana, incentivou as vocações, levando os jovens a fazerem os encontros promovidos pela Diocese. Teve ajuda do Seminarista Thiago da Silva Vargas, que é ordenado Diácono, e posteriormente em setembro de 2008, toma posse nesta paróquia como Vigário Paroquial, permanecendo até agosto de 2009.  Acolhe também o Pe. Andherson Franklin Lustoza de Souza, recém-chegado da Itália, que posteriormente assume a Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Pe. Evaldo, tendo preocupação com o social e o meio ambiente, cria na Paróquia a Pastoral da Ecologia e com o "Projeto Praia Limpa", "Catadores da Esperança", entre outros. Devido às necessidades da Paróquia traz para somar junto, as Irmãs "Catequistas Franciscanas". 


Seu dinamismo e empenho vocacional despertou nos jovens Denis Dutra Marques (Salesiano) e Antônio Valder Duarte Queiroz (Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Itaoca Pedra) o desejo de abraçar o Ministério Ordenado. Em julho de 2010, vem somar com o Pe. Evaldo, o Pe. Pedro Scaramussa, como Vigário Paroquial. Tem um carisma especial com os enfermos e idosos. Suas homilias muito enriquecem a vida dos paroquianos por serem catequéticas, pois enfatiza a Eucaristia, o domingo como dia do Senhor e os Sacramentos. Tivemos a alegria de celebrar com Pe. Pedro, seus 50 ANOS de Ministério Presbiteral, em 30 de julho de 2010. Tivemos também, a presença do Pe. Bruno Sá Rangel, enquanto iniciava os estudos no Rio de Janeiro. O Pe. Evaldo permaneceu conosco até 15 de março de 2013.


Em 16 de março de 2013, assume a Paróquia o Pe. Fábio Eduardo de Lima Santos. Deu continuidade aos trabalhos existentes na Paróquia, incentivou o reavivamento da Infância Missionária, promoveu novas formações para o Ministérios da Palavra e Eucarístia. Idealizou em equipe o "Shekinah", um momento de louvor a Deus, com grande participação de toda a Paróquia. Comemoramos com ele o Jubileu de Prata de nossa Paróquia. Numa grande festa celebramos nossos 25 anos de existência, momento de louvor e gratidão a Deus. Em 19 de setembro de 2013, acolhemos entre nós como Vigário Paroquial, o Pe. Josimar Armando Provani, que posteriormente assume a Paróquia como Pároco. Tivemos por alguns meses presença entre nós do Pe. Graciano Augusto Alves e Pe. 


Osvaldino Carneiro Sabino, que muito contribuíram nos trabalhos pastorais. Em 06 de maio de 2017, é ordenado Diácono Permanente em nossa Paróquia o nosso irmão César Rodrigues Fovieira. O Pe. Fábio permaneceu conosco até junho de 2017. Em 08 de agosto de 2017, toma posse como Pároco, o Pe. Josimar Azevedo Priuani. Um Padre jovem que junto a esta jovem Paróquia está contribuindo para o seu crescimento pastoral, formativo, espiritual, etc. Preocupado com o resgate e fortalecimento das festas religiosas tradicionais, não mede esforços para que se mantenham.


É incentivador e acompanha todas as pastorais, é cuidadoso coma visita aos enfermos. Tem grande zelo pelo espaço litúrgico e pela liturgia. Fortaleceu a formação para os Ministros Extraordinários da Palavra e Eucaristia, junto com a formação para os Catequistas da Iniciação Cristã. No período das "Eleições" para os novos coordenadores de CPCs das comunidades, todas as comunidades puderam refazer e escolher os novos coordenadores; estas assumiram o serviço pastoral, depois de um tempo de retiro, orientações pastorais e envio na Missa Paroquial. Com o seu olhar de pastor, Pe. Josimar vê a exclusão que sofrem os irmãos em situação de rua, e cria a Pastoral do Povo de Rua, somando-se a essa pastoral, inicia a Cáritas Paroquial. Retoma-se as visitas aos enfermos por meio da Pastoral da Saúde no Hospital Evangélico e ao mesmo tempo, inicia a formação da Pastoral Carcerária e as visitas ao presídio. Incentiva a participação e o envolvimento das comunidades nas questões políticas e sociais. 


Por ocasião das Eleições Municipais, Pe. Josimar apresenta para a CPP o projeto: "A Igreja (Gratifica Pergunta)" que entrevista com os candidatos ao Executivo Municipal, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da paróquia. Em 17 de setembro de 2017, é ordenado Diácono Permanente em nossa Paróquia o nosso irmão Valmir Rodrigues Fanteiro. Em 15 de dezembro de 2018, com muita alegria a Paróquia celebra a ordenação Presbiteral do seu querido filho, Denis Dutra Marques. Em março de 2019, a Paróquia acolhe o Seminarista Bruno Famino Ferreira, ordenado Diácono em vista do Ministério Presbiteral, em janeiro de 2021, permanece conosco servindo neste Ministério. Em 16 de junho de 2019, na festa da Unidade Paroquial, a Paróquia celebra a ordenação Presbiteral do Pe. Antônio Valder Duarte Queiroz, filho desta Paróquia. 


Em 01 de julho de 2020, toma posse como Vigário Paroquial, o Pe. Carlos Renato Corrêa Gomes, que junto ao Pe. Josimar muito nos ajudou nesta caminhada paroquial. Pe. Carlos Renato se destacou por sua cordialidade, seu jeito carinhoso, amigo, prestativo. O padre da escuta, do aconselhamento espiritual. Muito contribuía na atenção pastoral, nas visitas aos idosos e enfermos. Pe. Carlos ficou conosco até dia 17 de dezembro de 2023.


Em 2023 Pe Josimar ficou conosco até dia 15 de fevereiro de 2024, e a partir de 18 de fevereiro de 2024 até os dias atuais a acolhemos com muita alegria, a alegria do Padre Antônio Moura da Silva. No dia 10 de primeiro ano como pároco, foi um grande observador da nossa realidade litorânea, participou junto a nossa Paróquia de todos os momentos festivos, tradicionais, experimentando a forma acolhedora do povo litorâneo, um tanto diferente das montanhas como estava acostumado. Como ele mesmo diz, aqui em Marataízes é uma vocação Deus dá outra, como as ondas do mar. Quase não dá tempo para respirar. Deus continua na formação para os ministros da Palavra, Eucaristia e Coroinhas. Suas homilias são muito elogiadas por possuírem uma linguagem jovial, catequética, e afável, de uma persidade forte, e ao mesmo tempo entusiasta.


 Busca proximidade com os coordenadores de conselhos, pastorais e movimentos através dos CPP's universais ou bimestrais. Nessas reuniões reformula algumas questões importantes para a caminhada paroquial, incentivando as ações e os trabalhos pastorais a serem feitos em conjunta, em equipes, para que todos se sintam protagonistas de sua própria história, colocando suas ideias no papel e depois registrando para a prática de tudo que foi pensado e projetado, desde as programações de verão, até as festas e eventos paroquiais. 


Pe. Antônio também buscou como um meta e objetivo principal a construção, ou o início das obras, no nosso tão sonhado Centro de Pastoral enquanto estivesse conosco. Na Festa da Unidade de 2024 em comemoração aos 32 anos da nossa Paróquia, acolhemos com alegria, fazendo as leituras das Províncias, mais dois Diáconos que estabeleceram residência em Marataízes, e agora estão caminhando conosco Diácono Nilton Alves e Diácono Marcos Valério dos Reis Nascimento. Nossa gratidão a Deus pelos pastores que nos enviou.


A Nossa Paróquia traz em sua história duas grandes festas tradicionais que fazem parte da vida do povo que vive neste belo pedaço do litoral: a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes que comemorou 135 anos em fevereiro de 2025 e a Festa das Canoas, que comemorou em março de 2025, 113 anos. Além das tradicionais festas religiosas, no carnaval celebramos o Bloco bote fé, uma multidão toma conta das ruas para louvar e Senhor e proclamar a alegria de fé. A Soledade da Santíssima Trindade - Festa da Unidade Paroquial é o momento mais belo da caminhada paroquial. A vida, as alegrias e tristezas, dores e fracassos, nossa história e nossas lutas são colocadas no coração da Trindade Santa. No Mistério Trinitário somos restaurados, renovamos o nosso batismo e a nossa vocação de discípulos missionários.


A Paróquia tem 27 Comunidades Eclesiais de Base, sendo 13 na cidade e 14 no interior. Muitos homens e mulheres, freis a vocação de leigos e leigas na Igreja e no mundo dão testemunho da fé batismal, se colocam a serviço do Reino de Deus com generosidade, zelo e comunhão. Estamos cercados por belas praias. A economia local tem por base o turismo, a pesca e a agricultura. Esta última tem o abacaxi como produto de destaque. Acolhemos muitos irmãos e irmãs de várias paróquias e cidades no verão e em outros momentos do ano e aqui todos são bem-vindos.

Add a Title

2024

2024

1991

-

1993

Padre Marcos Antonio Schwan

Pároco

Add a Title

2024

2024

1993

-

1998

Padre Joselito Ramalho Nogueira

Pároco

Add a Title

2024

2024

1998

-

1998

Padre Alci M. Dias

Pároco

Add a Title

2024

2024

1998

-

2003

Cônego Ériton Luiz Cortat Nery

Pároco

Add a Title

2024

2024

2003

-

2013

Pe. Evaldo Praça Ferreira

Pároco

Add a Title

2024

2024

2010

-

2015

Padre Pedro Scaramussa

Vigário

Add a Title

2024

2024

2011

-

2013

Padre Bruno R. Sá

Vigário

Add a Title

2024

2024

2012

-

2017

Pe. Fabio Eduardo de Lima Santos

Pároco

Add a Title

2024

2024

2018

-

2024

Pe. Josimar Azevedo Pirovani

Pároco

Add a Title

2024

2024

2024

-

Pe. Antonio Marcos M. da Silva

Pároco

Padres que já passaram por aqui  

Add a Title

Add a Title

Add a Title

1991

-

1993

Padre Marcos Antonio Schwan

Pároco

Add a Title

Add a Title

Add a Title

1993

-

1998

Padre Joselito Ramalho Nogueira

Pároco

Add a Title

Add a Title

Add a Title

1998

-

1998

Padre Alci M. Dias

Pároco

Add a Title

Add a Title

Add a Title

1998

-

2003

Cônego Ériton Luiz Cortat Nery

Pároco

Add a Title

Add a Title

Add a Title

2003

-

2013

Pe. Evaldo Praça Ferreira

Pároco

Add a Title

Add a Title

Add a Title

2010

-

2015

Padre Pedro Scaramussa

Vigário

Add a Title

Add a Title

Add a Title

2011

-

2013

Padre Bruno R. Sá

Vigário

Add a Title

Add a Title

Add a Title

2012

-

2017

Pe. Fabio Eduardo de Lima Santos

Pároco

Add a Title

Add a Title

Add a Title

2018

-

2024

Pe. Josimar Azevedo Pirovani

Pároco

Add a Title

Add a Title

Add a Title

2024

-

Pe. Antonio Marcos M. da Silva

Pároco

bottom of page