
Editorial Mensal
A Palavra de Deus contida na Bíblia
Neste mês de setembro vamos celebrar com muito entusiasmo e alegria o mês da Bíblia, somos convidados a ler, meditar e contemplar a Palavra de Deus que nela está contida. Essa Palavra que é alimento essencial para a nossa caminhada de fé, escola, luz e alimento no caminho e nos motiva a seguir firmes na missão que Deus nos confiou.
Para início de conversa é válido ressaltar que a Bíblia não veio pronta do céu, mas foi uma dura construção ao longo de muitos séculos. Ali podemos encontrar a história de fé de um povo que faz a experiência de Deus. Essa experiência foi primeiramente vivenciada e, depois, transmitida em inúmeros outros gerações. Ela foi escrita, traduzida, e hoje podemos tê-la em nossas mãos.
A Palavra de Deus contida na Bíblia é alimento compartilhado com a humanidade faminta. Ela é indispensável para fortalecimento, animação e vivacidade de nossa espiritualidade, como também na vida pastoral de nossas Comunidades Eclesiais de Base. A Bíblia é uma expressão muito especial para se acessar a comunicação de Deus à humanidade. Se por um lado, a Palavra de Deus a transcende, por outro, ela é portadora das coisas divinamente reveladas.
A Palavra de Deus é um dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de autêntica conversão e verdadeira comunhão e solidariedade. Essa Palavra nos orienta, doa como dom contribui para se viver fraternidade, para ir na narração, para aprofundamento da fé.
A Palavra de Deus contida na Bíblia é essencial para nossos estudos catequéticos, para as reflexões nos círculos bíblicos, como também para os nossos momentos de adoração. Ela deveria também ter um lugar especial na oração da família, nos nossos ambientes de trabalho, em outras áreas do nosso dia a dia.
A grande riqueza que está fundamentada na Palavra de Deus tem a missão de compreender a sociedade atual e nela evangelizar. Diante das dificuldades e dos desafios do nosso tempo, a Palavra de Deus não somente nos fortalece como também nos aponta os caminhos. Somos convocados a ser anunciadores da Boa Nova do Senhor, ela é nossa inspiração e é preciso mostrar que ela habita em nossos corações e nos impele a evangelizar.
Que neste mês de setembro possamos abrir nossos corações, bíblicos e Comunidades Eclesiais de Base, sejam animadas, irradiadas a uma maior aprofundamento da Palavra de Deus e sejam um verdadeiro manancial de Água Viva, da qual todos podem se apropriar para saciar sua sede.


.png)
Pe. Antonio Marcos
Pároco

